Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904896
Título: Avaliação do teor de carotenóides totais em acessos de abóbora procedentes de Estados da Região Nordeste.
Autoria: NUNES, E. D.
LIMA, M. A. C. de
ROSATTI, S. R.
TRINDADE, D. C. G. da
BORGES, R. M. E.
Afiliação: EDNA DEODATO NUNES, Bolsista do CNPq; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA; SORMANI ROBERTO ROSATTI, Bolsista FACEPE; DANIELLY CRISTINA GOMES DA TRINDADE, CPATSA; RITA MERCIA ESTIGARRIBIA BORGES, CPATSA.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 4., 2011. Teresina. Palestras e resumos...Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos; Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Conteúdo: A abóbora é amplamente cultivada e consumida no Brasil, em especial na região Nordeste. Dada sua importância alimentar, o presente trabalho teve por objetivo avaliar onze acessos de abóbora (Cucurbita moschata), pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas da Embrapa Semiárido, quanto ao teor de carotenóides totais. Os acessos avaliados foram 66, 484, 486, 498, 500, 504, 505, 511, 517, 545 e 549. Utilizou-se delineamento experimental em blocos ao acaso, com três repetições constituídas de oito frutos cada. A partir da análise de variância e testes de comparação de médias, os acessos foram distribuídos em três grupos, sendo que os acessos 504 e 545 se destacaram pelos maiores teores de carotenóides totais. 87,9 g.g-1 e 105,9 g.g-1, respectivamente. Esses acessos são reconhecidos como promissores para inclusão em ações de melhoramento genético que contemplem o incremento dos níveis atuais de carotenóides em abóbora.
Thesagro: Abóbora
Cucúrbita Moschata
Palavras-chave: Recursos genéticos
Melhoramento genético
Banco Ativo de Germoplasma
Cucurbitácea
Acessos
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dora12011.pdf159,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace