Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928651
Título: Elementos metodológicos para a caracterização sensorial de vinhos de regiões climáticas vitivinícolas.
Autor: ZANUS, M. C.
TONIETTO, J.
Afiliación: MAURO CELSO ZANUS, CNPUV; JORGE TONIETTO, CNPUV.
Año: 2012
Referencia: In: TONIETTO, J.; SOTÉS RUIZ, V.; GÓMEZ-MIGUEL, V. D. (Ed.). Clima, zonificación y tipicidad del vino en regiones vitivinícolas iberoamericanas. Madrid: CYTED, 2012.
Páginas: p. 39-46.
Descripción: A Geoviticultura é o tratamento da informação vitícola na escala mundial. Do ponto de vista climático, ela possibilita caracterizar o clima vitícola, bem como sua evolução no tempo. Essa escala de tratamento da informação é cada vez mais importante nas relações científicas e econômicas num mundo em vias de globalização. No âmbito do projeto do CYTED (Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento) intitulado "Metodologias de Zoneamento e sua Aplicação às Regiões Vitivinícolas Ibero-Americanas", desenvolveu-se a atividade de "Caracterização Macroclimática das Regiões Vitivinícolas dos Países Ibero-Americanos", com a participação de 10 países. Por abranger uma grande região geográfica, incluindo dezenas de regiões vitivinícolas, o estudo está inserido dentro do conceito de geoviticultura.
Thesagro: Viticultura
Uva
Vinho
Clima
Palabras clave: Geoviticultura
Multicriteria Climatic Classification
Caracterização sensorial
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
33-ID13999zonificacion-viticola-cyted-2012.pdf120.73 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace