Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950987
Título: Caracterização química do óleo essencial de alfazema do Brasil coletada em Paty do Alferes - Rio de Janeiro.
Autor: MORAIS, L. A. S. de
CASTANHA, R. F.
CATINI, A. L.
Afiliación: LILIA APARECIDA SALGADO DE MORAIS, CNPMA; RODRIGO FERNANDES CASTANHA, CNPMA; ANDREIA LÚCIA CATINI.
Año: 2012
Referencia: Horticultura Brasileira, Brasília, DF, v. 30, n. 2, p. S2183-S2188, 2012. CD-ROM. Suplemento. Edição dos Anais do 52º Congresso Brasileiro de Olericultura, Salvador, 2012.
Descripción: RESUMO: A família Verbenaceae apresenta aproximadamente 100 gêneros que crescem nas regiões tropical e subtropical. Aloysia gratissima (Gillies & Hook) Tronk. é uma espécie que pertence à esta família, sendo popularmente conhecida como Alfazema do Brasil. Apresenta propriedades aromáticas e medicinais, como atividades estomáquica, anticâncer, anti-reumática e anti-inflamatória. O objetivo deste trabalho foi avaliar a composição química do óleo essencial da parte aérea (folhas e inflorescências) de A. gratissima coletada em Paty do Alferes - Rio de Janeiro. Folhas e inflorescências foram coletadas em uma propriedade particular localizada no município de Paty do Alferes (Estado do Rio de Janeiro) em novembro de 2010 (verão). Estas foram secas à sombra e temperatura ambiente (28ºC+-2). O óleo essencial foi extraído por hidrodestilação por 4 horas (Clevenger modificado) e analisado por GC-MS. A identificação dos compostos foi obtida pela comparação de seus espectros de massa e índice de Kovats com compostos conhecidos descritos na literatura. Foram encontrados 17 compostos neste óleo essencial. Altas concentrações de -pineno (25,7%) e trans-pinocanfona (16,4%) foram observadas. Estes compostos foram citados na literatura como presentes no óleo essencial de A. gratissima, porém, alguns artigos referentes à amostras de A. gratissima coletadas em outros países apresentaram sabineno e -cariofileno como os compostos majoritários. Estes resultados mostraram que Alfazema do Brasil pode apresentar composições químicas diferentes, provavelmente devido à influência de aspectos edafoclimáticos, condições geográficas, ou pode ser uma evidência que a amostra coletada em Paty do Alferes poderia ser considerada um quimiotipo diferente desta espécie.
Thesagro: Planta medicinal
Planta aromática
Óleo essencial
Composição química
Alfazema
NAL Thesaurus: Medicinal plants
Essential oil crops
Chemical composition
Aloysia gratissima
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2012AA55.pdf287,63 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace