Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034267
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2015
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARNEIRO JUNIOR, J. M.
CAVALCANTE, F. A.
PINHEIRO, A. K.
BRAGA, A. P.
SANTOS, C. F. dos
WOLTER, P. F.
Additional Information: JOSE MARQUES CARNEIRO JUNIOR, CPAF-AC; FRANCISCO ALOISIO CAVALCANTE, CPAF-AC; Antônia Kaylyanne Pinheiro, Uninorte; Andressa Pereira Braga, Ufac; Cléia Florentino dos Santos, Ufac; Priscila Ferreira Wolter, Ufac.
Title: Contagem bacteriana total e contagem de células somáticas no leite entregue a laticínios do Acre.
Publisher: In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 10., 2015, Rio Branco. Anais... Rio Branco: Ifac; Conif, 2015.
Pages: 8 p.
Language: pt_BR
Keywords: Pecuária leiteira
Leite in natura
Qualidade microbiológica
Contagem bacteriana total
Células somáticas
Acre
Amazônia Ocidental.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade microbiológica do leite coletado nas plataformas de três laticínios do estado do Acre, no período de 2008 a 2009 e o efeito das épocas do anos. Foram coletadas 900 amostras de leite nas plataformas dos laticínios e colocadas em recipientes com conservantes específicos e posterior análise. As amostras foram acondicionadas, sob refrigeração, e enviadas ao Laboratório da Embrapa Gado de Leite. Foi avaliada a Contagem Total de Bactérias as Contagem de Células Somáticas em diferentes épocas do ano. Verificou-se que 70,5% das amostras apresentaram valores da Unidades Formadoras de Colônias, indicativo da Contagem Total de Bactérias (32 x 1.000.000 ufc/mL) acima do limite estipulado pelo MAPA para a região Norte, ou seja, 1.000.000 ufc/mL. Em relação à contagem de Células Somáticas, observou-se baixa quantidade de células, indicando baixa incidência de mastite nos rebanhos. Apenas 1,5%, nas amostras analisadas apresentaram valores acima do limite (1.000.000 cel/mL de leite). Conclui-se que a qualidade microbiológica do leite in natura está abaixo dos padrões exigidos pela legislação vigente no país - Normativa 62, com maior carga microbiana na época de transição da seca para águas. Já a contagem de células somáticas é baixa no rebanho acriano.
Thesagro: Laticínio.
Data Created: 2016-01-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
25871.pdf371,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace