Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1102259
Título: Avaliação do ciclo de vida de painéis obtidos a partir da casca de coco verde.
Autor: FREIRE, A. L. F.
Afiliación: ANA LÚCIA FEITOZA FREIRE, Universidade Estadual do Ceará.
Año: 2015
Referencia: 2015
Páginas: 117 p.
Descripción: Esse trabalho avalia o impacto ambiental considerando o ciclo de vida dos paineis PCCV (HDF e MDF) e PCCVR (MDF UF). A unidade funcional do HDF é um painel com área de 0,011m2 e massa de 71g, do MDF, 0,011 m2 e massa de 46,22 g e do MDF UF, 0,011 m2 e massa de 37,16 g. O sistema de produto compreende os processos: produção agrícola de coco verde, abertura do coco, beneficiamento da casca, transporte, produção de energia e produção do painel. A produção do painel é um macroprocesso composto pelos processos unitários: peneiramento do pó e secagem em estufa, moagem da fibra, secagem da fibra em estufa e prensagem do painel. Os impactos foram avaliados pelo método CML (2001) para as categorias depleção de recursos abióticos, acidificação, eutrofização, aquecimento global, depleção da camada de ozônio, toxicidade humana, ecotoxicidade (água doce, marinha e terrestre) e formação fotoquímica de ozônio troposférico. A modelagem foi feita em duas situações. A situação (S1) considerando a casca como um resíduo e (S2) considerando a casca como um produto que tem valor comercial proveniente de um processo anterior que é a etapa agrícola. A situação (S2) foi modelada na análise de sensibilidade, no cenário 1 (C1). Outros dois cenários foram avaliados (C2 e C3). No cenário (C2), a avaliação foi feita pelo método EDIP 97, a fim de comparar estes resultados com os obtidos pelo método CML 2001, para as categorias aquecimento global, depleção da camada de ozônio, acidificação, eutrofização e formação fotoquímica de ozônio troposférico. E no cenário (C3) foi realizada avaliação comparativa entre os painéis MDF e MDF UF. Os resultados apontaram que os principais pontos críticos dos painéis PCCV e PCCVR para a situação (S1) ocorrem nas fases de prensagem do painel devido ao consumo de energia; no beneficiamento da casca de coco verde em função dos efluentes gerados no processamento da casca e na lavagem do pó e o transporte, devido aqueima de combustíveis fósseis na operação do caminhão. No caso do PCCVR (MDF UF), outro ponto crítico é o uso de resina uréia-formaldeído (UF). Na situação (S2), os principais pontos críticos ocorrem na fase agrícola devido ao uso de fertilizantes NPK, consumo de energia na irrigação e o uso de diesel na colheita dos frutos. O painel HDF apresentou desempenho ambiental inferior ao MDF devido ao maior consumo de insumos e matéria prima; e em relação ao painel MDF UF comparado ao MDF, a análise de incerteza mostrou que não é possivel afirmar que o desempenho ambiental do MDF-UF é inferior ao MDF, pois a significância foi inferior a 95% para a maioria das categorias analisadas.
Thesagro: Impacto Ambiental
NAL Thesaurus: Environmental impact
Environmental performance
Palabras clave: Casca de Coco Verde
Painéis
Notas: Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Orientadora: Maria Cléa Brito de Figueiredo.
Tipo de Material: Teses
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CNPAT)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DissertacaoAnaLucia.pdf2,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace