Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1112465
Título: Efeito da extrusão termoplástica na microestrutura de snacks de cascas e albedo de maracujá e arroz.
Autoria: SOUZA, V. F. de
OLIVEIRA, A. C. S. de
OLIVEIRA, N. G. M.
DANTAS, N. F.
ASCHERI, J. L. R.
Afiliação: Valéria França de Souza, UFRRJ; Ana Carolina Salgado de Oliveira, UFLA; Nandara Gabriela Mendonça Oliveira, UFRRJ; NatacyaFontes Dantas, UFMA; JOSE LUIS RAMIREZ ASCHERI, CTAA.
Ano de publicação: 2019
Referência: In: CONGRESSO MINEIRO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS, 5., 2019, Lavras. Suprindo a inovação, desenvolvendo o conhecer: resumos... Lavras: UFLA, 2019. p. 579-583.
Conteúdo: A microscopia eletrônica de varredura (MEV) é um dos diferentes métodos utilizados para diferenciais da caracterização física de expandidos por extrusão. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo estudar a microscopia de snacks de cascas e albedo de maracujá e arroz através do processo de extrusão termoplástica. Foi gerado um desenho experimental na qual se consideraram as variáveis temperaturas, umidade e percentagem de cascas e albedo de maracujá e arroz. Os resultados apontaram que a microscopia eletrônica de varredura após a extrusão a estrutura do material fibroso manteve suas características sem grandes modificações. Já o material amiláceo com gelatinização evidente. Pode-se concluir que da farinha mista expandida por extrusão ocorreu perda da estrutura granular apenas do amido de arroz.
Thesagro: Extrusão
Microscopia
Palavras-chave: Coproduto
Extrudabilidade
Notas: CMEA. 10 a 13 de abril.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigocmeap579583.pdf311.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace