Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/413961
Título: Extracao do oleo da borra de cafe com etanol comercial.
Autoria: FREITAS, S. P.
MONTEIRO, P. L.
LAGO, R. C. A.
Afiliação: SUELY PEREIRA FREITAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; PATRÍCIA LOBO MONTEIRO, UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ; REGINA CELI ARAUJO LAGO, CTAA.
Ano de publicação: 2000
Referência: In: SIMPOSIO DE PESQUISA DE CAFES DO BRASIL, 13., 2000, Pocos de Caldas, MG. Resumos expandidos... Brasilia: Embrapa Cafe.; MINISPLAN, 2000. v.1, p. 740-743.
Conteúdo: Num estudo envolvendo o aproveitamento dos lipídios da borra de café solúvel, de procedência brasileira, diversos aspectos vêm sendo abordados. No presente trabalho, o objetivo foi a recuperação dos lipídios através da extração com etanol comercial (99,2%). Borra de café industrial, contendo 25,6±0,1% de óleo, em base seca, foi utilizada nos experimentos tendo como variáveis independentes a temperatura, o tempo e a razão borra:álcool. Os resultados experimentais foram analisados estatisticamente aplicando-se análise de variância (ANOVA). Os primeiros resultados indicaram a diluição e a temperatura como fatores críticos e apontaram o tempo e o pré-tratamento (extrusão ou moagem) como parâmetros não significativos. O máximo rendimento (82%) foi alcançado para uma razão borra:álcool 1:7 e uma temperatura de 75°C. O óleo extraído com álcool apresentou características similares à do óleo extraído com éter de petróleo.
Thesagro: Café
Óleo Vegetal
Extrusão
Palavras-chave: Borra
Spent grounds
Coffeeseed oil
Ethanol extraction
Thermoplastic extrusion
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Indust34.PDF119.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace