Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/48564
Título: Utilização de ferramentas quimiométricas e ICP OES para determinação de constituintes inorgânicos em alimentos estimulantes.
Autoria: CARAPELLI, R.
GROMBONI, C. F.
GOMES, M. S.
MIRANDA, K. A.
PEREIRA-FILHO, E. R.
NOGUEIRA, A. R. de A.
Afiliação: Rodrigo Carapelli GAIA UFSCar; Caio Gromboni GAIA UFSCar; Marcos S. Gomes GAIA UFSCar; K. L. Miranda GAIA UFSCar; Edenir R. Perreira-Filho GAIA UFSCar; ANA RITA DE ARAUJO NOGUEIRA, CPPSE.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE CONTAMINANTES INORGÂNICOS 11.; SIMPÓSIO SOBRE ESSENCIALIDADE DE ELEMENTOS NA NUTRIÇÃO HUMANA, 6., 2008, Campinas. Anais... Campinas: Unicamp: GAGI: IQ, 2008.
Páginas: 185-187
Conteúdo: Bebidas energéticas são consumidas para prover reservas de energia utilizando uma combinaçãod e cafeína (o ingrediente ativo principal), estimulante a base de plantas (guaraná, erva mate, etc.), açúcares simples, glucoronolactona, aminoácidos (taurina, carnitina, creatina), ervas (ginkobiloba, ginseng, etc.) e vitaminas. Em 2006, estima-se que nos Estados Unidos foram gastos mais de 3,2 bilhões de dólares com energéticos, sendo que aproximadamente3 4% dos jovens de 18 a 24 anos são consumidores regulares dessas bebidas( 1). Entretanto, os efeitos dos ingredientes principais não são completamente conhecidos, assim como os componentes presentes em menores teores, como os elementos inorgânicos. O guaraná é um derivado da semente de Paullinia cupana, uma planta sul-americana conhecida por sua propriedade estimulante. Possui uma grande quantidade de cafeína (4-8%) e seus efeitos são muito similares. Contudo, a duração é maior devido a presença concomitante de elementos como as saponinas e os taninos (2), O café é uma das bebidas estimulantes mais populares do mundo. Segundo a ABIC (Associação Brasileira de Indústrias de Café), no período compreendido entre novembro de 2006 e outubro de 2007 foi registrado consumo de 17,1 milhões de sacas Na composição química do grão de café verde podem ser encontrados, além da cafeína, minerais, como K, Mg, Ca, Na, Fe, Mn, Rb, Zn, Cu, Sr, Cr, V, Ba, Ni, Co, Pb, Mo, Ti e Cd; aminoácidos; lipídeos, como triglicerídeos e ácidos graxos livres; e açúcàres, como sacarose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos(3 ). Ferramentas quimiométricas têm sido extensivamente usadas na química analítica para maximizar informações obtidas em uma análise.A análised e componentes principal (PCA) tem tido particular interesse, pois é usada para representar todas as variáveis estudadas em um número pequeno de dimensões (usualmente duas ou três), através de cálculos de combinação linear.
Thesagro: Café
Guaraná
Palavras-chave: Energéticos
Análise multivarida
ICP OES
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCIARAN2008.00107.pdf450,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace