Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/542535
Título: Características analíticas dos vinhos brancos de quatro municípios da microrregião homogênea viticultora de Caxias do Sul (MRH 311).
Autor: RIZZON, L. A.
SALVADOR, M. B. G.
GATTO, N. M.
Afiliación: LUIZ ANTENOR RIZZON, CNPUV; MAGDA BEATRIS GATTO SALVADOR, CNPUV.
Año: 1987
Referencia: In: SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE ENOLOGIA, 2.; JORNADA DE VITICULTURA E ENOLOGIA, 2.; SIMPÓSIO ANUAL DE VITIVINICULTURA, 2., 1987, Garibaldi. Trabalhos apresentados... Bento Gonçalves: EMBRAPA-CNPUV, 1987.
Páginas: p. 20-32
Descripción: Foram analisados vinhos brancos provenientes dos municípios de Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Garibáldi e Farroupilha, com a finalidade de estudar as variações da sua composição química. Além dos métodos físico-químicos para efetuar as análises clássicas, utilizou-se a cromatografia gasosa para determinar os compostos voláteis e a cromatografia líquida à alta resolução para separar os ácidos orgânicos. Os cátions foram analisados através da espectrofoto metria de absorção atõmica. Os resultados obtidos permitem constatar diferenças analíticas na composição química dos vinhos elaborados nas diferentes regiões. Tendo em vista a freqüente comercialização de uvas entre os diversos municípios, as possíveis causas responsáveis por estas variações parecem ser oriundas principalmente de fatores tecnológicos.
Thesagro: Análise Química
Composição Química
Enologia
Palabras clave: Vinho branco
Caxias do Sul
Farroupilha
Bento Gonçalves
Garibaldi
Caracterização enológica
Composto volátil
Tipo de Material: Parte de livro
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Capítulo em livro científico (CNPUV)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Rizon-ID8737-1.pdf7,3 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace