Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/664251
Título: Rendimento e qualidade do óleo de pequi anão (Caryocar brasiliense subsp. intermedium).
Autor: ROGÉRIO, J. B.
MESQUITA, D. L.
BIZZO, H. R.
JUNQUEIRA, N. T. V.
DUBOC, E.
LOPES, P. S. N.
ANTONIASSI, R.
Afiliación: JOICE BARBOSA ROGÉRIO, UFRRJ; DIOGO LEMOS MESQUITA, UFRRJ; HUMBERTO RIBEIRO BIZZO, CTAA; NILTON TADEU VILELA JUNQUEIRA, CPAC; ENY DUBOC, CPAC; PAULO SERGIO NASCIMENTO LOPES, UFMG; ROSEMAR ANTONIASSI, CTAA.
Año: 2009
Referencia: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODIESEL, 6., 2009, Montes Claros. Biodiesel: inovação tecnológica: anais. Lavras: UFLA, 2009. 1 CD-ROM. p. 1361-1367.
Descripción: O pequizeiro (Caryocar spp. - Caryocaraceae) é uma planta nativa do Cerrado, cujo fruto é bastante apreciado e rico em oleo, proteínas e carotenóides. O pequizeiro-anão (C. brasiliense subespécie intermedium) apresenta plantas de porte baixo que é uma característica desejável, que favorece a colheita, os tratos fitossanitários e culturais, e permite o plantio de uma maior densidade de plantas por área. Neste trabalho frutos do pequizeiro anão coletados no Cerrado foram avaliados quanto ao rendimento de óleo da polpa e da amêndoa, composição em ácidos graxos e teor de carotenos e acidez do óleo da polpa. Foi observada variabilidade quanto ao peso de fruto, de rendimento de mesocarpo, de amêndoa e de rendimento de óleo do mesocarpo e da amêndoa em relação ao fruto inteiro. Os principais ácidos graxos para os óleos de polpa e de amêndoa foram o oléico e palmítico variando respectivamente de 56 a 58% e de 33 a 36%. O teor de carotenos variou de 518 a 653 mg/kg. Os rendimentos de óleo foram inferiores a outros genótipos de pequi.
Thesagro: Ácido Graxo
Caroteno
Óleo
Palabras clave: Pequi anão
Tipo de Material: Artigo em anais e proceedings
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
10347.pdf397.62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace