Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873320
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Agroindústria de Alimentos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: POMBO, C. R.
MÁRSICO, E. T.
SCHULZ, D. F.
GODOY, R. L. O.
PACHECO, S.
Additional Information: CECÍLIA RISCADO POMBO, UFF; E. T. MÁRSICO, UFF; DANIEL FILISBERTO SCHULZ, UFRRJ; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA; SIDNEY PACHECO, CTAA.
Title: Desenvolvimento de novo método de análise de histamina, putrescina e cadaverina por CLAE utilizando derivatização com 6-aminoquinolil-n-hidroxisuccinimidil carbamato (AQC).
Publisher: In: SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 3., 2010, Florianópolis. Rompendo barreiras: anais. Florianópolis: SBCTA-RS, 2010. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Envenenamento escombróide
Peixe anchovado
Aminas biogênicas.
Description: O consumo de alimentos fermentados, em especial peixe anchovado, pode ser extremamente prejudicial a algumas pessoas devido a possibilidade de intoxicação por altos níveis de histamina e outras aminas biogênicas formadas durante o processo de fermentação. Por esta razão, um rigoroso controle dos teores de aminas biogênicas nesses alimentos se faz necessário, de forma a garantir a sua segurança. Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma nova metodologia analítica por CLAE para histamina, putrescina e cadaverina num mesmo ensaio, onde o resultado cromatográfico é obtido em apenas dez minutos, utilizando uma coluna de ultra eficiência, Kinetex, e um reagente que produz derivados altamente estáveis, o AQC, sem a necessidade de purificação antes da derivatização ou da injeção no cromatógrafo.
Thesagro: Segurança Alimentar.
Data Created: 2011-01-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010055.pdf490,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace