Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/873320
Título: Desenvolvimento de novo método de análise de histamina, putrescina e cadaverina por CLAE utilizando derivatização com 6-aminoquinolil-n-hidroxisuccinimidil carbamato (AQC).
Autoria: POMBO, C. R.
MÁRSICO, E. T.
SCHULZ, D. F.
GODOY, R. L. O.
PACHECO, S.
Afiliação: CECÍLIA RISCADO POMBO, UFF; E. T. MÁRSICO, UFF; DANIEL FILISBERTO SCHULZ, UFRRJ; RONOEL LUIZ DE OLIVEIRA GODOY, CTAA; SIDNEY PACHECO, CTAA.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: SIMPÓSIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 3., 2010, Florianópolis. Rompendo barreiras: anais. Florianópolis: SBCTA-RS, 2010. 1 CD-ROM.
Conteúdo: O consumo de alimentos fermentados, em especial peixe anchovado, pode ser extremamente prejudicial a algumas pessoas devido a possibilidade de intoxicação por altos níveis de histamina e outras aminas biogênicas formadas durante o processo de fermentação. Por esta razão, um rigoroso controle dos teores de aminas biogênicas nesses alimentos se faz necessário, de forma a garantir a sua segurança. Este trabalho mostra o desenvolvimento de uma nova metodologia analítica por CLAE para histamina, putrescina e cadaverina num mesmo ensaio, onde o resultado cromatográfico é obtido em apenas dez minutos, utilizando uma coluna de ultra eficiência, Kinetex, e um reagente que produz derivados altamente estáveis, o AQC, sem a necessidade de purificação antes da derivatização ou da injeção no cromatógrafo.
Thesagro: Segurança Alimentar
Palavras-chave: Envenenamento escombróide
Peixe anchovado
Aminas biogênicas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010055.pdf490,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace