Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1138127
Title: Produção de forragem em sistema silvipastoril após desbaste do componente arbóreo.
Authors: BRUNETTI, H. B.
PEZZOPANE, J. R. M.
BONANI, W. L.
BOSI, C.
PASQUINI NETO, R.
BERNARDI, A. C. de C.
OLIVEIRA, P. P. A.
Affiliation: HENRIQUE BAUAB BRUNETTI, USP-ESALQ; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE; WILLIAN LUCAS BONANI, CNPQ; CRISTIAM BOSI, CNPQ; ROLANDO PASQUINI NETO, USP-FMVZ; ALBERTO CARLOS DE CAMPOS BERNARDI, CPPSE; PATRICIA PERONDI ANCHAO OLIVEIRA, CPPSE.
Date Issued: 2021
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 12., 2021. Anais... s.l.: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2021.
Pages: p.156-159.
Description: Sistemas silvipastoris (SSP) são alternativas sustentáveis para a intensificação de pastagens. O desbaste de árvores aumenta a transmissão de radiação solar para as forragens, aumentando suas produtividades. A hipótese deste trabalho é que o desbaste de árvores em SSP proporciona condições para que a produtividade de forragem desse sistema seja semelhante à de um sistema intensivo de produção pecuária (INT). O estudo foi conduzido na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, SP, de outubro de 2016 a março 2018. Foram avaliados a massa e o acúmulo de forragem em INT com capim Piatã ( Urochloa brizantha cv. BRS Piatã) e em quatro posições do SSP (sob o renque Norte, a 3,75m, 7,5m e 11,25m de distância do renque Norte) com capim Piatã e arborizado com eucalipto ( Eucalyptus urograndis ) clone GG100. As linhas de árvores têm orientação próxima a Leste-Oeste e foram desbastadas para diminuição do espaçamento de 15 x 2 m para 15 x 4 m, totalizando 166 árvores ha -1 . O desbaste, aliado à menor ?inclinação? solar, foi suficiente para garantir produtividades semelhantes no SSP e no INT, no primeiro verão avaliado. No segundo verão avaliado, o crescimento das árvores ocasionou menor massa de forragem nas posições do SSP em relação ao INT, indicando a necessidade de poda das árvores restantes do desbaste. Nas estações de outono e primavera, com maior ?inclinação? solar, e no inverno, com baixo regime de chuvas, o desbaste não foi suficiente para igualar as massas de forragem entre os sistemas, principalmente nas posições próximas às árvores.
Keywords: Brachiaria brizantha cv BRS Piatã
Eucalyptus urograndis clone GG100
Radiação fotossinteticamente ativa
ILPF
ISBN: 978-65-81152-33-8
Type of Material: Artigo em anais e proceedings
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProducaoForragemSistema.pdf3,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace