Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1188710
Título: A variabilidade granulométrica determina a distribuição de carbono orgânico e atributos físicos do solo em semeadura direta.
Autor: FLORA, D. P. D.
CORTEZ, J. W.
TOMAZI, M.
SERPA, F. C.
SCHWAMBACH, D. A.
Afiliación: DIANDRA PINTO DELLA FLORA, ENGENHEIRA AGRÔNOMA, TIMAC AGRO, DOURADOS; JORGE WILSON CORTEZ, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; MICHELY TOMAZI, CPAO; FELIPE CARDOSO SERPA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS; DARIO ALEXANDRE SCHWAMBACH, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, DOURADOS.
Año: 2025
Referencia: Revista Brasileira de Geografia Física, v. 18, n. 3, p. 1904-1916, 2025.
Descripción: A granulometria do solo, que representa a distribuição quantitativa das partículas sólidas minerais, controla a maioria dos processos físicos, químicos e biológicos nos solos, e apresenta alta heterogeneidade espacial. Dessa forma, objetivou-se avaliar a variabilidade espacial da granulometria, dos atributos físicos e carbono orgânico do solo, em área de semeadura direta. O trabalho foi realizado em fazenda comercial, localizada em Ponta Porã/MS, cultivada sob semeadura direta. Os dados foram coletados por meio de grade amostral, com 73 pontos, sendo uma amostra a cada 1,7 ha. Foram avaliados os atributos de solo areia, argila, silte, areia fracionada, macro e microagregação, diâmetro médio ponderado, índice de estabilidade de agregados e carbono orgânico. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e geoestatística, e os mapas de variabilidade elaborados por meio do interpolador krigagem. A variabilidade granulométrica interferiu na distribuição de macro e microagregados, diâmetro médio ponderado, índice de estabilidade de agregados e carbono orgânico do solo. O sistema de semeadura direta foi eficiente na manutenção da estrutura do solo, porém, não assegurou índices adequados de carbono orgânico.
Palabras clave: Geoestatística
Fracionamento da areia
Índice de estabilidade
Tipo de Material: Artigo de periódico
Acceso: openAccess
Aparece en las colecciones:Artigo em periódico indexado (CPAO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
variabilidade-granulometrica.pdf11,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace