Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/46300
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 15-Dez-2008
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CARVALHO, M. E.
ELER, J. P.
CUCCO, D. C.
REZENDE, F. M. de
FERRAZ, J. B. S.
MEIRELLES, F. V.
REGITANO, L. C. de A.
BALIEIRO, J. C. C.
Informaçães Adicionais: Minos Esperândio Carvalho, Pós-granduando FZEA/USP; Joanir Pereira Eler, FZEA/USP; Diego Córdova Cucco, FZEA/USP; Fernanda Marcondes de Rezende, FZEA/USP; José Bento Sterman Ferraz, FZEA/USP; Flávio Vieira Meirelles, FZEA/USP; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE; Júlio César Carvalho Balieiro, FZEA/USP.
Título: Efeito médio de substituição alélica para os polimorfismos CAPN4753 e UOGCAST no gene da calpaína e calpastatina.
Edição: 2008
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO ANIMAL, 7., 2008, São Carlos, SP. Anais... São Carlos, SBMA, 2008.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Calpastatina
Maciez
µ-calpaína
Nelore
Conteúdo: Os objetivos deste trabalho foram avaliar possíveis interações alélicas para os polimorfismos nos genes da µ-calpaína (CAPN4753) e da calpastatina (UOGCAST1), ligados a característica de maciez da carne. Nesse trabalho, foram utilizados 590 animais da raça Nelore. Após a extração do DNA de amostras de sangue por precipitação em NaCl. A identificação e determinação dos polimorfismos para os marcadores foram realizadas pelo sistema de detecção TaqManTM utilizando-se PCR em Tempo Real. A análise de maciez da carne, aos 7, 14 e 21 dias de maturação, foi realizada com amostras de carne do Longissimus dorsi, retiradas entre a 12ª e 13ª costela e cisalhadas utilizando-se um Warner Bratzler Shear Force. Foram observados resultados significativos para o efeito médio de substituição aos 14 dias de maturação da carne, apenas para o polimorfismo no gene da calpastatina, e aos 21 dias para ambos os polimorfismos (CAPN4753 e UOGCAST1).
Ano de Publicação: 2008
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPPSE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROCILCAR2008.00170.pdf69,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace