Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/595341
Título: Produtividade de milho, arroz, sorgo e feijão consorciados com Brachiaria decumbens sob diferentes lâminas de irrigação.
Autoria: MARTINS, C. E.
ROCHA, W. S. D. da
SOUZA SOBRINHO, F. de
COSER, A. C.
ALMEIDA, M.
ALVES, D. B.
CUNHA, R. A.
MIGUEL, P. S. B.
ARAÚJO, J. P. M.
Afiliação: CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; ANTONIO CARLOS COSER, CNPGL; CES-JR; CES-JF; CES-JF; CES-JF; CES-JF.
Ano de publicação: 2009
Referência: In: WORKSHOP INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA EMBRAPA, 2009, Brasília, DF. Resumos e palestras apresentadas. Brasília, DF: Embrapa, 2009.
Conteúdo: O conhecimento do complexo solo/água/planta é importante para o melhor entendimento de um sistema integrado pasto-lavoura. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de seis lâminas de água sobre o crescimento e a produtividade de milho, arroz, sorgo e feijão consorciados com Brachiaria decumbens e de B. decumbens em cultivo puro. O experimento foi conduzido na Embrapa Gado de Leite, Coronel Pacheco/MG em um delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As cinco culturas constituíram as parcelas e as lâminas de água (0%, 20%, 40%, 80%, 100% e 120% ET0), as subparcelas. A correção e a adubação foram baseadas na análise de solo. Milho e sorgo foram semeados com 1,0 m e o feijão e o arroz com 0,5 m entre linhas. A braquiária foi semeada a lanço. Foi usado o Line Source Sprinkler Systems, tendo como controle a parcela com 100% da ET0. O potencial de água no solo foi monitorado pelo uso de tensiometros instalados a 20 e 40 cm de profundidade. Foram avaliadas a altura e a produção de matéria seca da parte aérea e de grãos, além da rebrota do sorgo. Os resultados mostraram que as culturas de milho e feijão apresentaram uma tendência de maior produtividade nas áreas com água na capacidade de campo. Porém, a braquiária e o sorgo tiveram melhor desenvolvimento quando a umidade do solo a 40% da ET0. Foi observada, também, relação positiva entre a produtividade e a altura das plantas de sorgo.
Thesagro: Irrigação
Palavras-chave: capacidade de campo
integração pasto-lavoura
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produtividade-de-milho-arroz-sorgo-e-feijao.pdf219.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace